[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, janeiro 12, 2010

Cardeal defende julgamento de padres pedófilos



Vaticano, hoje                                                                                                           
Padres acusados de abusos sexuais ou de pedofilia devem ser punidos, inclusivé pela "justiça comum".
O cardeal Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, foi contundente na entrevista que deu ao Osservatore Romano, o jornal do Vaticano. Em sua opinião, os padres acusados de abusos sexuais ou de pedofilia devem ser punidos, inclusive pela "justiça comum".
Há que estabelecer "objectivamente as responsabilidades por tanta dor", disse monsenhor Hummes ao referir-se ao caso irlandês. E adiantou: "É preciso ir com determinação até ao fim, mesmo que se tenha de recorrer à justiça comum" para punir os culpados dos abusos.
Na opinião do cardeal, trata-se de uma questão que "atinge profundamente o coração da Igreja", embora, recorda Hummes, é preciso "não generalizar" ao conjunto de bispos e padres. "A enorme maioria dos padres são pessoas dignas, empenhadas no seu ministério, prontos a dar a vida e por vezes perdem-na em defesa do Evangelho", disse o cardeal.
No dia de Natal, dois bispos irlandeses apresentaram a sua demissão ao Papa, aumentando para quatro a partida voluntária de clérigos na sequência de um relatório que acusa a Igreja de ter encoberto as acções de padres pedófilos na região de Dublin.
Nota da Redacção - Uma voz que se ergue para penalizar os culpáveis mas que se ergue também para defender os que exercem dignamente e com entrega, o magistério. São necessárias mais vozes racionais e que acompanham a tempo, o tempo  da Igreja. 

Sem comentários:

Enviar um comentário