[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Formigas dizem definitivamente não ao sexo

A Mycocepurus smithii reproduz-se sem nenhum tipo de relação sexual - por clonagem natural de fêmeas

Uma equipa de investigadores brasileiros e americanos confirmou que há uma espécie de formigas, a Mycocepurus smithii, completamente assexuada. Já se sabia que algumas comunidades desta espécie dispensavam por completo os machos, mas agora confirmou-se o carácter assexuado de toda a espécie; a reprodução faz-se através de clonagem, o que significa que há apenas fêmeas.

A maioria dos insectos que vive em sociedade, como as formigas e as abelhas, estão habituados a viver sem machos. As suas colónias são geridas por multidões de fêmeas estéreis comandadas por uma rainha que põe os ovos. No entanto, quase todas as espécies de insectos que vivem desta forma têm a capacidade de produzir ocasionalmente uma quantidade de machos que servem para fertilizar novas rainhas e propagar a espécie. Porém, o caso da Mycocepurus smithii é diferente, porque nela nascem exclusivamente fêmeas. As rainhas desta espécie de formiga reproduzem-se através de clonagem, sem fecundação, e parece que os machos desapareceram por completo das suas colónias, diz o novo estudo, publicado na PLoS ONE. 

"Os animais completamente assexuados são relativamente raros, o que faz delas umas formigas muito interessantes", afirma Christian Rabeling, investigador da Universidade do Texas. Rabeling acredita que os estudos futuros permitirão determinar o mecanismo genético de reprodução assexuada dentro em breve, bem como a data em que tal processo teve início.  
Tiago Guerreiro da Silva - jornal i
NOTA DA REDACÇÃO - começa nas formigas....

Sem comentários:

Enviar um comentário