[google6450332ca0b2b225.html

sábado, janeiro 09, 2010

A melhor foto de astronomia foi tirada no Montijo

A fotografia de Luís Miguel Santo, captada na Atalaia (Montijo), venceu a competição Beyond Earth (Para além da Terra).

Foto da nebulosa de Oríon garante prémio mundial a amador português
Receita: misturar o interesse pela imagem e por ciência a, claro, talento. Resultado: uma fotografia da nebulosa de Oríon, que valeu ao astrofotógrafo português Luís Miguel Santo o primeiro prémio no concurso mundial Galilean Nights, um dos projectos-chave do Ano Internacional da Astronomia. A fotografia, captada na Atalaia (Montijo), foi a vencedora da competição Beyond Earth (Para além da Terra).
O astrofotógrafo "amador" diz que recebeu a notícia da vitória em pleno dia de Natal. "Através da lista da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA) recebi uma mensagem de felicitação de uns colegas e foi desta forma que no dia de Natal tive esta prenda especial", conta.
Luís Miguel Santo teve conhecimento do concurso "através do grupo de discussão da APAA,em que são veiculadas várias actividades e experiências de astrónomos amadores em Portugal e não só,  incluindo várias iniciativas do Ano Internacional de Astronomia 2009 (AIA2009)". E foi o repto de um astrónomo amador que acabou por o levar a participar.
A fotografia foi tirada no final de Outubro de 2009 na Atalaia. "É um local que apesar de não ser perfeito pela presença, infelizmente cada vez maior, da poluição luminosa da zona metropolitana de Lisboa, é relativamente perto para a maioria dos astrónomos amadores da zona de Lisboa permitindo juntar nas noites de lua nova umas dezenas de aficcionados", conta o vencedor do concurso.
Para participar no concurso, integrado no Ano Internacional da Astronomia, que termina este fim-de-semana, os candidatos tinham como requisito principal "fotografar alguns dos objectos de estudo de Galileu, desde o Sol, a Lua, Júpiter ou as Plêiades (M45)".
A opção de fotografar a nebulosa de Oríon, sublinha Luís Miguel Santo, deveu-se à "sua espectacularidade no que respeita ao factor estético, mas também pelo que representa cientificamente, uma zona extremamente dinâmica no universo com potencial de criação de estrelas". A nebulosa, também conhecida como o objecto de Messier 42 (M42), está enquadrada com outra nebulosa (NGC1977), apelidada na gíria como Running Man, uma vez que, com alguma imaginação, é possível ver um homem a correr.
O astrofotógrafo - que vê a astronomia como um desafio que reúne duas paixões: fotografia e a ciência - recorda que "a nebulosa de Oríon (zona avermelhada em baixo na fotografia) pertence à constelação de Oríon e é denominada uma nebulosa de emissão (nuvem de gás ionizado que emite luz de várias cores) dada a presença, entre outros, de enormes quantidades de hidrogénio, principal matéria-prima das estrelas".
O concurso foi promovido no âmbito das Noites de Galileu, um evento de divulgação da astronomia, promovido à escala planetária e que, em Outubro, reuniu mais de 1300 actividades em cerca de 90 países de todos os cantos do globo.
Portugal já tinha sido galardoado pelo seu empenho no Ano Internacional da Astronomia, distinguindo-se entre a centena de países participantes. A investigadora do Centro Multidisciplinar de Astrofísica Ana Mourão e a Fundação Navegar foram recompensadas pela Comissão Internacional do AIA2009, no Verão passado, por terem dado vida a dois dos mais relevantes eventos da iniciativa "100 Horas de Astronomia", que decorreu em Abril.(DN, Lisboa, hoje)

Sem comentários:

Enviar um comentário