[google6450332ca0b2b225.html

domingo, janeiro 10, 2010

O que esconde o sorriso mais famoso da história? Colesterol

O que esconde o sorriso mais famoso da história? Um médico italiano acredita que são gorduras a mais. Piada privada ou um olhar comprometido com um amante? Nenhuma das duas hipóteses é válida. Para Vito Franco, um professor de Patologia Anatómica na Universidade de Palermo, Monalisa apresenta sinais de doença: má formação óssea e pedra nos rins. Problemas que, combinados com uma luz diferente, resultam numa imagem muito próxima da perfeição.
As conclusões do professor foram apresentadas recentemente no Congresso Europeu de Patologia, em Florença. Em entrevista ao Time, Vito contou que há dois anos se dedica ao estudo de doenças evidenciadas em obras de arte. "Olho para uma peça de forma diferente, quase como os matemáticos ouvem música", explicou. 
Desde que começou o estudo, Vito Franco já analisou mais de 100 peças, desde esculturas egípcias a pinturas contemporâneas. E revela que os sinais de doença não eram exclusivos dos aristocratas, mas também de heróis mitológicos e anjos. 
O retrato da Infanta Margarida, por exemplo, exposto no Museu Prado, em Madrid, evidencia que a menina de cinco anos sofria do Sídroma de Albright, "uma doeça genética que resulta da puberdade precoce, baixa estatura, problemas ósseos e hormonais".
in: jornal i online

Sem comentários:

Enviar um comentário