[google6450332ca0b2b225.html

sábado, janeiro 02, 2010

Polónia inaugura Ano Chopin


O ministro polaco da Cultura, Bogdan Zdrojewski, inaugurou oficialmente o Ano Chopin na noite de Ano Novo, segundo a AFP
Ao longo de todo o ano de 2010, haverá por todo o mundo 2000 iniciativas, 1200 das quais na Polónia, tendo o comissário das comemorações sublinhado a importância da efeméride para a projecção do país.
Waldemar Dabrowski, que já foi ministro da Cultura, declarou que as comemorações não têm como objectivo popularizar a música de Chopin, pois «esta não precisa de ser popularizada», mas destinam-se a «apresentar ao mundo a imagem da Polónia de hoje através da música de Chopin».
Será a maior campanha de promoção da Polónia de hoje, «maior do que a organização do Euro 2012 de futebol que só dura algumas semanas», acrescentou em declarações à rádio polaca.
Por todo o mundom estão previstas 2000 iniciativas comemorativas, incluindo concertos e recistais de música clássica, jazz, blues e rock, além de bailado, exposições, espectáculos de teatrop, filmes e desenhos animados.
O primeiro concerto do bicentenário está a cargo da Filarmónica de Varsóvia, hoje mesmo.
Na próxima quinta-feira, o pianista chinês Lang Lang interpreta em Varsóvia obras do compositor nascido a 1 de Março de 1810 em Zelazowa Wola, 80 quilómetros à oeste de Varsóvia.
Os momentos altos do Ano Chopin na Polónia serão em Agosto, com o festival internacional Chopin e a sua Europa o XVI Concurso Internacional Chopin de 2 a 23 de Outubro, um acontecimwento quiniquineal com imenso prestífio que este ano será acompanhado de numerosos recitais e concertos excepcionais.
O site www.chopin2010.pl contém informações pormenorizadas em diferentes línguas.
Depois de ter vivido na Polónia até aos 20 anos, Frédéric Chopin deixou o país natal em Novembro de 1830, antes da insurreição polaca contra a Rússia, e instalou-se primeiro em Viena e depois em Paris, onde morreu aos 39 anos, e 17 de Outubro de 1849.
Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário