[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Suécia autoriza caça de lobos pela primeira vez em 45 anos

O governo sueco autorizou hoje a caça de lobos no país após 45 anos de proibição. O Parlamento entendeu que a população destes animais precisa ser reduzida, mas os grupos de defesa do ambiente estão contra a medida e defendem que a população de lobos no país ainda não atingiu um nível saudável.
Contudo, a autorização inclui apenas o abate de 27 lobos até dia 15 de Fevereiro (época em que se inicia o acasalamento) para deixar a Suécia com uma população estimada em 210 animais. O interesse é grande e cerca de 10 mil caçadores já terão pedido licença. De acordo com a rádio estatal sueca, este sábado, primeiro dia de caça autorizada, já foram mortos nove lobos, o que levou à suspensão da permissão no condado de Dalarna, centro do país.
Os lobos quase foram extintos pela caça no sul da Escandinávia até a actividade ser proibida em meados dos anos 70. Os governos da Suécia e da Noruega trabalharam em conjunto para reintroduzir espécies nas florestas ao longo da fronteira comum. Em 1991, a Noruega autorizou o abate de alguns animais, medida que a Suécia criticou na altura.(in- jornal i)

Sem comentários:

Enviar um comentário