[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Maquilhagem Neandertal

Há 50000 anos o Homem-de-neandertal já utilizaria pinturas corporais e de objectos como forma de adorno e exprimindo um pensamento simbólico.
Investigadores encontraram evidências de que o Homem-de-neandertal utilizava pinturas corporais há 50000 anos atrás.
O trabalho publicado nos Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) explica que conchas encontradas na região da Murcia, no Sul de Espanha, contêm resíduos de pigmentos que poderiam ser utilizados para pinturas corporais. Este comportamento sugere o pensamento simbólico desta espécie hominídea. 
Os investigadores da Universidade de Bristol, identificaram em conchas da região conchas com algumas misturas de pigmentos, sugerindo que o Homem-de-neandertal utilizava estas conchas para misturar e guardar tintas.   
O achado reforça com bastante mais segurança a prática de pinturas corporais e de materiais tal como outros achados anteriores já evidenciavam. 
A maior importância deste trabalho tem a ver com a altura a que remonta esta actividade neandertal, porque revela a capacidade da espécie sem influência do Homo sapiens. O Homem-de-neandertal terá tido contacto com a espécie humana apenas 10000 anos depois da época em que estas conchas eram já utilizadas no Sul de Espanha.

Fonte: BBC news

Sem comentários:

Enviar um comentário