[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Morreu Rosa Lobato de Faria

Rosa Lobato de Faria morreu hoje, aos 77 anos. A actriz e compositora tinha sido internada ontem devido a uma anemia grave. Já no ano passado, durante o mês de Agosto, a sua saúde tinha dado sinais de alguma debilidade, chegando mesmo a ser internada e obrigada a uma intervenção cirúrgica de emergência, na sequência de uma infecção intestinal grave. A actriz acabaria por melhorar, mas nunca totalmente. Em 2008, a autora de "Sétimo Véu" já tinha sofrido uma grande perda, com a morte do seu marido. "O tempo jamais curará a falta que ele me faz", confessou na altura.
Nascida em Lisboa, em abril de 1932, Rosa Lobato de Faria começou a publicar aos 63 anos, quando saiu o romance "O pranto de Lúcifer", em 1995, mas a escrita esteve presente na sua vida desde a infância, com a escrita dos primeiros poemas. O essencial da sua poesia está reunido no volume "Poemas Escolhidos e Dispersos", editado em 1997.
Entre os seus romances contam-se "A Trança de Inês" (2001), "O Sétimo Véu" (2003) e "A Alma Trocada" (2007), além de várias obras para crianças, traduzidas noutros países.
Esteve várias décadas ligada à televisão, desde que se estreou na RTP como locutora nos anos 1960, tendo integrado como atriz várias telenovelas e séries televisivas.
Como atriz participou, por exemplo, nas novelas "Vila Faia", "Origens" e "Ninguém como tu" e entrou em séries de comédia como "Humor de perdição" e "A minha sogra é uma bruxa".
No cinema entrou recentemente nos filmes "Tráfico" (1998) e "A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos da América (2003)", ambos de João Botelho.
Escreveu ainda dezenas de letras para canções, muitas delas para festivais da canção.
"As Esquinas do Tempo" foi o último romance publicado em vida. Há ano e meio, numa entrevista divulgada pela Porto Editora, falava com entusiasmo desta obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário