[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, junho 10, 2010

Dia de Portugal

Hoje deveria ser um dia especial para todos os Portugueses.
Quando, cada vez mais, por via da União Europeia e da globalização - esse fenómeno que um dia será classificado como elemento nefasto para a humanidade, penso - se perde o sentido da palavra "PÁTRIA", quando se fala do cão português da Casa Branca, do cavalo lusitano, do gado barrosã, do porco preto nacional, onde fica a cidadania, a identidade, a naturalidade Portuguesa?
Usa-se os símbolos nacionais pendurados em janelas, em qualquer prédio (ontem, em menos de cem 100m contei 7 bandeiras hasteadas) a propósito do futebol, achando que o facto de um qualquer campeonato de futebol unir o País, aí ficam à mercê do tempo e em breve o que sobrará das cores vivas carregadas de significada do de vermelho e verde, será o tecido esfiapado, agonizante, esquecido... É este o sentido nacional que  vive apenas quando a selecção de futebol joga?
Onde está a raça que levou a cruzar os mares, desbravar o desconhecido, dar novos mundos ao Mundo?
Onde o estudo do português, dos seus autores que levam a nossa língua, devidamente traduzida, a todos os Continentes?  
Teremos de deixar de ser o povo do humor fácil, do dizer mal, do olhar para fora....
Temos tanta potencialidade neste País, tanta beleza, tanta História que é tempo de voltar, ao menos uma vez em cada 10 de Junho, ao orgulho de ser Português.

tukakubana

2 comentários:

  1. Este mesmo povo que teve a iniciativa de unir-se contra a ditadura, deveria unir-se nos dias de hoje, contra a corrupção, desemprego, injustiça, exclusão social, ou simplesmente, contra o conformismo.
    Dia de Portugal sim, se bem que essa febre de patriotismo só se manifeste quando joga a selecção nacional... Infelizmente, é claro!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o conteúdo do seu artigo. Passei uma vista de olhos pelo blog e gostei.

    ResponderEliminar