[google6450332ca0b2b225.html

sábado, junho 12, 2010

Encontrados dois dedos e dente de Galileu Galilei perdidos há mais de um século

 Dois dedos e um dente de Galileu foram descobertos após de mais um século em que se temeu que estivessem irremediavelmente perdidos, noticiou o El Mundo.
Um coleccionador comprou num leilão um relicário no valor de 650 euros. Apenas sabia que trazia relíquias, que não eram especificadas. Afinal as relíquias eram as partes do corpo do astrónomo que foram amputadas a 12 de Março de 1737, quando foi transladado para a Basílica de Santa Cruz, em Florença. Galileu morreu em 1642, e como havia sido acusado pela Inquisição de ter "uma opinião errada" (defendia que era a Terra que girava em redor do Sol e não o contrário, como estava estabelecido) não teve direito a ser enterrado em solo sagrado.
Os seus seguidores nunca se conformaram até que, 95 anos após a sua morte, Galileu foi finalmente transportado para Florença. No dia da transladação, um historiador, Giovanni Targioni Tozzetti, surpreendeu os presentes ao cortar do corpo de Galileu três dedos, um dente e a quinta vértebra, apenas para ter uma recordação do astrónomo. Tudo foi registado.
Um dos dedos está em Florença, a vértebra em Pádua. Contudo, há muito que se tinha perdido o rasto das restantes amputações. Tozzetti até quis cortar a cabeça de Galileu, para conservar o cérebro, mas acabou por não realizar a macabra ideia.
Com o reaparecimento dos dois dedos (o polegar e indicador da mão direita) e do dente (um molar), o Museu de História e Ciência de Florença junta assim estas partes do corpo ao telescópio com que Galileu descobriu os satélites do planeta Júpiter. Tudo pode ser visto por quem visitar o Museu em Itália. Ao estudarem o dente, que estava bastante desgastado, os historiadores concluíram ainda que Galileu rangia os dentes enquanto dormia. fonte DN

Sem comentários:

Enviar um comentário