[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, junho 18, 2010

José Saramago, o "mago" da cultura das últimas décadas


Nesta minha curta opinião, ainda a quente, lamento a morte física de Saramago que era, a curto prazo, inevitável.
Mas lamento muito mais as mentes atrasadas que não quiseram ver o alcance da sua escrita, manietadas que estavam e cheias do espírito do "velho do Restelo" (há um que ainda por lá anda, bem perto...) e nem após o reconhecimento internacional com o prémio Nobel em 1998 o souberam reconhecer e ler.
Louvo quem trouxe a obra de Saramago para o ensino obrigatório da Língua Portuguesa nas nossas escolas e, ainda nesta semana, foi o autor que saiu no exame de 12º ano. Felizes dos Professores e Alunos que estudaram, em conjunto, um grande autor contemporâneo!
Que se retratem, esses que tão bem sabem bater no peito e forçaram Saramago a se auto-exilar.
Ele não precisou de louvores - impôs-se por mérito próprio, pela sua frontalidade, pela sua obra, pela humanidade e pela Liberdade dos seus actos.
Oxalá mais algum escrito nos seja dado à leitura, das folhas e rascunhos que os escritores sempre produzem e que, por certo, sua mulher Pilar trará a público.
Até sempre José Saramago.

tukakubana

Última hora : o Governo Português envia um avião, hoje ainda, a Lanzarote (Canárias) a fim de trazer o corpo de Saramago a fim de que o povo Português lhe possa prestar homenagem.O seu corpo será cremado e as cinzas divididas para serem enterradas consoante vontade do escritor.O Conselho de Ministros reunirá pelas 20h00 para decretar luto nacional (17h00)

1 comentário:

  1. Estou de acordo com as tuas observações em relação aos preconceitos de muito boa gente que não consegue isenção de opinião, criticando muitas vezes a obra sem lhe ter posto a vista em cima.
    A morte é sempre inevitável, mas lamento que ele não nos tenha podido deixar um legado maior ainda do que o que deixou.

    ResponderEliminar