[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, junho 30, 2010

Ave americana já nidifica nos Açores

Pela primeira vez uma ave costeira de origem americana, o borrelho-de-coleira-dupla (Charadrius vociferus), foi observado a nidificar na ilha de Santa Maria, nos Açores, no que é o primeiro caso registado na Europa de nidificação desta espécie.
A observação foi feita e acompanhada pelo ornitólogo Alan Vittery, da ilha de Santa Maria, que descobriu as aves em Maio e observou posteriormente o casal com duas crias.
"Este facto vem realçar um dos valores dos Açores para a ornitologia: a frequente ocorrência de aves provenientes do continente americano", afirmou Luís Costa, dirigente da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), organização que divulgou a notícia.
Para o observador de aves Alan Vittery, que documentou a nidificação da ave na ilha açoriana, isto "é algo relevante, não só para a ilha mas também a nível internacional". A comprová-lo está o facto de o caso ter sido notícia na Birdwatch, publicação britânica da especialidade.
Para Dominic Mitchel, editor da revista, será "muito interessante acompanhar a evolução destas aves nos Açores nos próximos anos", no que será um "importante contributo dos Açores para a ornitologia europeia".fonte DN

Sem comentários:

Enviar um comentário