[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, junho 21, 2010

às 12h28 TMG chega o Verão

Chegada a altura do Verão prevenir é o mais importante!

Efeitos do Sol   O excesso de exposição aos raios ultravioletas emitidos pelo sol provoca dois efeitos muito graves: cancro de pele e o envelhecimento prematuro da pele.
Os efeitos do sol não são imediatamente visíveis, só aparecem mais tarde. Por isso não penses que está livre destes efeitos, é melhor ter cuidado agora, para mais tarde não seres mais uma vítima do sol.
Protector Solar
Os protectores solares protegem a pele da acção dos raios ultravioleta do sol. Deves escolher o teu protector mediante o teu tipo de pele. 
Cuidados a ter  
Faz uma exposição progressiva ao sol, começando por períodos curtos nos primeiros dias; 
Evita a exposição aos raios solares mais fortes (entre as 11h e as 16:30h); 
Usa óculos escuros que ofereçam uma protecção eficaz; 
Usa sempre um protector solar adequado à tua pele e aplica-o 30 minutos antes de te expores ao sol, para que tenha tempo de penetrar na pele; 
Volta a aplicar o protector durante o dia, principalmente depois de ires à água; 
Não uses perfume, loção da barba ou cosméticos que contenham álcool: tornam a pele mais sensível ao sol; 
Bebe muitos líquidos e com frequência, ajuda a hidratar o corpo r a pele.
Estas medidas de protecção devem ser tomadas mesmo que:
O céu esteja nublado, porque as radiações atravessam as nuvens,
Estejas debaixo de um toldo ou chapéu-de-sol, onde os raios solares incidem de forma indirecta
Haja vento ou estejas dentro de água, num barco ou colchão, pois os riscos mantêm-se apesar da sensação de frescura
Bronzeado
Quem se contenta com dez minutos de exposição solar? Várias horas seguidas ao sol e com camadas de bronzeador não são sinónimo de um bronzeado saudável, muito pelo contrário. Prejudica gravemente a saúde e o bronzeado não fica tão bonito como se for obtido lentamente.
Enganas-te se pensas conseguir num só dia o bronzeado de todo o Verão. O mais que conseguirás será um escaldão, inestético e doloroso. Não adianta abusar do sol, porque o bronzeamento é um processo gradual, que requer no mínimo 48 horas. Todos os dias deverás ir aumentando o tempo de permanência na praia.
O melhor sol dura até às onze e meia e regressa às quatro e meia, alturas em que os raios estão mais distantes e não incidem perpendicularmente sobre o corpo, não sendo por isso tão perigosos. Pelo meio, o melhor é aproveitares o calor de outra forma, mas nunca deitado na areia e muito menos sem sombra.
 E evita ficar muito tempo parado ao sol, para que os raios solares não incidam directamente sobre o corpo. E se não queres ficar às manchas, o melhor é fazeres caminhadas pela praia para ficares com um bronzeado mais uniforme.
Queimaduras 
Apesar dos avisos, há sempre os mais distraídos que não cumprem as regras à risca. Como já não é possível voltar atrás, e a queimadura já lá está, como deves tratá-la e atenuar o ardor e o mau estar no regresso a casa?
· Aliviar as dores com soluções refrescantes de forma repetida. Eventualmente tomar analgésicos e anti-inflamatórios pela boca;
· Aplicação de cremes de corticóides nas áreas mais afectadas para diminuir a inflamação local;
· Hidratar a pele com um creme gordo;
· E, sobretudo, aprender com os erros... fonte:ageilhavoblogspot

Sem comentários:

Enviar um comentário