[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, junho 10, 2009

Vai ser possível saber como era a Terra antes da Pangeia

Uma nova técnica tem permitido aos cientistas descobrir como se dispunham os continentes do planeta há 2,5 biliões de anos. Os primeiros resultados mostram que o Canadá já fez fronteira com o Zimbabué.
Da geografia do planeta há muitos milhões de anos, sabe-se apenas que os cinco continentes que hoje existem estavam unidos num supercontinente chamado Pangeia. Mas agora pode ser possível continuar para além desse facto, recuando até um período anterior: tudo graças a um novo método de análise geológica que vai permitir aos cientistas, através da análise de rochas - que se formaram na altura em que a Pangeia se dividiu - reconstruir a geografia da terra.
À BBC, Richard Ernst, geólogo da Universidade de Otava, no Canadá, explicou que o magma preencheu as fendas abertas pelo afastamento das placas continentais. Uma vez solidificado, formou longos veios de basalto, uma rocha vulcânica com “assinatura magnética distinta” que irá revelar a latitude a que se encontrava na altura em que se formou.
Combinando a sua “assinatura magnética” com a idade das rochas, os cientistas conseguem precisar quais as que pertenciam à mesma formação vulcânica, mesmo que hoje estejam em continentes separados.
Até hoje, este método não era aplicado devido às dificuldades dos cientistas em extrair do basalto os cristais minerais necessários à análise; estes têm dimensões ínfimas e a maior parte não ultrapassa a largura de um fio de cabelo humano. As novas técnicas agora desenvolvidas permitem recuperar com sucesso os minerais.
Os investigadores pretendem agora dar início a um ambicioso projecto internacional, cuja meta será a recolha de 250 rochas provenientes de todo o mundo, usando depois a informação delas extraída para perceber de que forma estes fragmentos se dispunham há cerca de 2,5 biliões de anos.
PANGEIA -Hipotético Continente único que, por divisão ulterior, originou os actuais Continentes.

1 comentário: