[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, novembro 12, 2009

a aldeia da MOÇA DAS ALMAS


Foi a primeira povoação espanhola declarada de interesse "histórico-turístico".
Todos os dias, ao entardecer, a "moça das almas" sai pelas ruas de La Alberca. A função de rezar pelas almas e tocar o sino pelos que já partiram está entregue a sete anciãs da aldeia. Revezam-se mensalmente a percorrer a população.
La Alberca fica na serra de França, província de Salamanca a cerca de mil metros de altitude, região de bosques de carvalhos, castanheiros e generosa em cursos de água. O nome da aldeia, reflecte-o.Em árabe Al bereca, de onde vem Alberca, significa charco.
Rica em madeira a sua construção é matéria prima para casas de três pisos,similares às da Normandia, e em cujas fendas se preenche com adobe e pequenas pedras, a edificação. As ruas são tão estreitas que os telhados parece que se tocam.
A economia apostou nos enchidos, espalhados em pequenas lojas por toda a região. Todos os anos, no início do verão, é solto um porco preto que é criado pelos habitantes. A 17 de Janeiro o animal é morto e rifado.
A sua festa principal é a 16 de Agosto, na Igreja e adro de Nossa Senhora da Assunção, edifício do século XIV, onde é representado um auto que ilustra a guerra entre o Bem e o Mal.
NOTA DA REDACÇÃO - Nos arredores de Lisboa temos Alverca, com as mesmas características de zona aquosa e de pantanal, com ruas de nome alusivo às propriedades do terreno, sendo um riquíssimo centro de vestígios árabes.

Sem comentários:

Enviar um comentário