[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, novembro 12, 2009

Tradições italianas: o verdadeiro panettone no almoço de Natal

Italian panettone
A tradição natalina na Itália não estaria completa sem o panettone. O pão doce italiano é uma personagem principal no almoço de natal na Itália, sendo a sobremesa preferida durante as festas. Existem dois tipos de panettone: o que se compra no supermercado, e o rico, artesanal que se compra nas doçarias. O último é o verdadeiro panettone: um pão doce simples e grande, tradicionalmente feito com frutas cristalizadas e uvas passas.
Existem várias teorias sobre as origens do panettone. Tem aquela que fala que ele foi criado por um ajudante do cozinheiro na corte dos Sforza, para substituir o bolo sumptuoso do chef que queimou. Uma outra história conta que o treinador de falcões de Lodovico o Moor, Ugo, estava apaixonado pela filha do padeiro. Para salvar a padaria da falência, o homem vendeu alguns de seus falcões e com o dinheiro comprou os ingredientes do panettone. O bolo fez muito sucesso entre os moradores de Milão.
Uma outra teoria que conta a origem do panettone diz que foi uma freira que criou o pão doce com os ingredientes que sobraram na dispensa. Para agradecer Deus pela sua providência colocou a forma da cruz em cima do bolo. Independente de qual é a sua história, o fato é que o panettone faz parte da tradição italiana do natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário