[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, novembro 20, 2009

Quivis são bombas de vitamina C



O quivi, de origem chinesa, e designado no início por "groselha da China", difundiu-se na Europa e na América a partir dos anos 70. O nome kiwi foi criado pelos neozelandeses, que utilizaram o nome da ave nacional do seu país. Em Portugal, é cultivado nas regiões de Entre Douro e Minho e Beira Litoral, onde encontra condições climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento.
As características qualitativas e nutricionais deste fruto de sabor agridoce levam a que cada vez mais faça parte da dieta dos portugueses. Pode ser utilizado em sobremesas, saladas e há ainda quem goste de acompanhá-lo com uma fatia de pão.
O quivi possui um teor elevado de fibra e de minerais, como cálcio, ferro, magnésio e cobre. É também um fruto com um nível muito elevado de vitaminas, sobretudo a C, num teor bem superior ao da laranja. Cem gramas de quivi cobrem 100% das nossas necessidades diárias desta vitamina. Com as vitaminas E e A, contém um elevado poder antioxidante. As inúmeras sementes deste fruto contribuem para estimular o trânsito intestinal.
Escolha quivis sem manchas ou cortes, firmes e sem a pele engelhada. Os mais claros são em geral menos maduros. Um bom quivi tem a polpa ligeiramente macia e um aroma intenso. Rejeite os moles e com uma consistência de borracha: neste estado, o aroma perde-se e é muito provável surgirem maus sabores.
-Diário Noticias, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário