[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Encontrado quadro de Monet roubado na Polónia


O presumível ladrão da obra, intitulada “Praia de Pourville”, foi encontrado em Olkusz. “Detivemos este homem ontem em Olkusz. Estamos convencidos de que se trata da pessoa que roubou a pintura”, disse à AFP o porta-voz da polícia de Poznan, Andrzej Borowiak. “A pintura está em boas condições. Não tem danos visíveis”.

Esta foi a única obra de Monet exposta nas colecções públicas da Polónia. “Plage de Pourville” foi roubada, em Setembro de 2000, do Museu Nacional de Poznan. O ladrão, na altura do roubo, substituiu o quadro original, de 60 por 73 centímetros, por uma cópia. A porta-voz do museu, Aleksandra Sobocinska, referiu: “Temos grandes expectativas que este seja o nosso quadro roubado”.

A polícia perseguiu, desde o roubo, uma pista de um “misterioso artista pintor”, tendo interrogado um homem de 41 anos.

A pintura mostra o mar na praia de Pourville, em tons de azul e verde pastel. “Praia de Pourville” estava estimada no valor de um milhão de dólares, cerca de 700 mil euros. Agora, irá ser devolvida ao museu onde se verificará a sua autenticidade. Desde já uma avaliação prévia confirmou que se tratava da obra verdadeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário