[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, junho 24, 2010

festas Juninas

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de Junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".

De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (24 de Junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Baptista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estónia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal.
Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. 
Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Baptista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

foto S.João cidade do Porto, texto da net 

S. João Baptista, tem a sua festa em 24 de Junho.
João Baptista foi um judeu que nasceu meio ano antes de Jesus Cristo. Devia ter nascido numa pequena cidade perto de Jerusalém, que não conhecemos ao certo. Seus pais, Isabel e Zacarias, já eram de idade avançada quando ele nasceu. Isabel devia ser doméstica, dedicando-se a algum trabalho no seu quintal, enquanto Zacarias era sacerdote a tempo parcia1, ajudando no resto do tempo sua mulher nas tarefas do campo.
Nas palavras de Jesus, João foi "o maior dos profetas..." e até mais que um profeta!", "foi o maior dos nascidos do homem!".Com cerca de 27 anos, talvez depois de ter vivido alguns anos na comunidade de monges de Qumran, João foi para o deserto, não longe do rio Jordão. Pregava aos que dele se aproximavam incitando-os ao arrependimento.As suas palavras eram veementes, por vezes ameaçadoras, mas as pessoas acreditavam nele por causa da vida austera que levava. Usava roupa feita de pêlo de camelo e cinto de couro à cintura e comia mel silvestre. Jesus, que o conhecia bem, disse que ele não se vestia de roupas finas, como os que estão nos palácios, nem tão pouco era uma cana agitada pelo vento como se fosse um homem de seguir modas...
...A certa altura foi preso. Tivera a coragem de denunciar frontalmente o rei Herodes que não estava a ter comportamento digno. Tornou-se incómodo. As pessoas que se sentiram atingidas por esta acusação, conseguiram mandá-lo para a morte. Cortaram-lhe a cabeça para servir de troça e pândega a embriagados.
Ao contrário das festas dos outros santos,. o dia de S. João Baptista comemora o seu nascimento e não a sua morte, como acontece habitualmente.in: Ecclesia.pt/pintura de Geertgen Tot

2 comentários:

  1. Seja qual for o tema, estou sempre a aprender neste teu blog.

    ResponderEliminar
  2. Cá em Alverca, começam hoje as Festas de S.Pedro, por entre a música pimba, o cheiro a sardinha assada e o tradicional copo de vinho, também há garraiada, para entreter a arraia miúda e fazer esquecer as desigualdades sociais, o desemprego e a miséria, tal como no tempo dos romanos... Pão, vinho e circo!!!

    ResponderEliminar