[google6450332ca0b2b225.html

sábado, junho 19, 2010

O diário do Vaticano considera Saramago “populista e extremista”

O diário do VaticanoL’Osservatore Romano” atacou hoje o recém-falecido escritor português José Saramago num artigo em que o define como “populista e extremista” de ideologia antirreligiosa e marxista.
Um dia depois da morte do Nobel da Literatura 1998, o diário da Santa Sé publica um obituário intitulado “A (presumível) omnipotência do narrador”, assinado por Claudio Toscani.
“Foi um homem e um intelectual de nenhuma admissão metafísica, ancorado até ao final numa confiança arbitrária no materialismo histórico, aliás marxismo”, lê-se no artigo. i-online, hoje

Nota da Redacção - Esperar que uma pessoa morra para a ATACAR é uma cobardia para além de ser uma  pecaminosa falta de Caridade.
Falar em "presumível omnipotência do narrador" é, mesmo assim, pô-lo acima dos omnipotentes papas e bispos que, desvirtuando os ensinamentos de Jesus, tomam para si infabilidades e santidades duvidosas. 
Mais a mais quando os escândalos pedófilos e homossexuais são, no tempo passado e no tempo presente, a marca de fogo desta Igreja observatória romana...
Falar do "materialismo histórico" de Saramago, o homem das simplicidades, é pecado mortal sem direito a remissão. Numa igreja de ostentação e riqueza, numa igreja que cobra o serviço mais nobre e santo - a Missa!
Esta igreja que ainda hoje diz que não perdoa a Saramago é tola e arrogante; é a igreja que perseguiu Galileu, Darwin, teólogos de séculos passados e de hoje, é a igreja que descende das figuras míticas de Adão e Eva, sem evolução. 
Porque a espécie humana, a que evoluiu ,a ciência todos os dias nos prova que não foi de um Adão louro e ingénuo ou de uma odalisca (ou odalasca...) Eva, loura necessariamente. Deixemos estas afinidades aos filhos da igreja redutora. 
Das infidelidades ao acto do Criador TODOS darão contas!
Mas posso ainda acrescentar que todo o merecimento que Saramago deu ao Mundo, foi por ele conquistado a pulso de trabalho, de estudo, nada fácil ou gratuito. 
O reconhecimento internacional, mundial, a sua obra já traduzida em 42 idiomas, é a melhor homenagem. Vá lá que ainda se encontram vozes inteligentes na Igreja que sabem ver para lá da ficção ou da política.
É neste memorial que Saramago nos deixa que se talham os Homens completos! 

tukakubana

4 comentários:

  1. Também considero cobardia e falta de profissionalismo desse jornalista (que, por ser ddo L'Osservatore Romano certamente que é papagaio da Igreja) esperar o Saramago morrer para atacá-lo dessa forma.

    E, como tu mesma lembraste-nos, Darwin, Galileu, e muitos outros (Giordano Bruno, Simone de Beauvoir etc.) foram no mínimo desrespeitados pela censura da Igreja Católica, quando nãoperseguidos.

    Certamente que não só Portugal e os falantes de português tiveram uma grande perda nesse 18 de Junho. Foi o mundo inteiro.

    Nunca li Saramago, apenas citações, trechos de obras suas publicadas da Internet ou em Revistas, mas já está mais que na hora de reconsiderar isso. Aqui, até nos supermercados há livros dele (Caim, por exemplo, que está a vender muito há meses), e eu sempre dava preferência a outros autores.

    Abraços cordiais, amiga.

    ResponderEliminar
  2. Hakime, obrigada pela tua participação.
    Saberás que o Vaticano n«ão subscreveu a Carta Universal dos Direitos do Homem....Porque será?
    Abraço grande para ti, que pugnas por esses Direitos (como expressas noutro comentário). Tuka

    ResponderEliminar
  3. Puxa, eu sabia que há nações que não subscreveram totalmente a Carta Universal dos Direitos Humanos, sim (o caso dos sauditas, por exemplo, que não concordam com a igualdade entre homens e mulheres). Mas o Vaticano? E depois ainda quer se ver como "guardião dos valores cristões do Ocdente". Não acho isso uma atitude digna, e certamente a decisão vem dos Papas.

    Que vergonha!

    Boa semana, minha amiga, teu blogue é maravilhoso, pena eu não dispor sempre do tempo necessário para poder dar a atenção que eu gostaria.

    Abraços do Brasil, minha cara.
    Monsieur Cvet z Juga.

    ResponderEliminar
  4. Desculpe pelo erro de ortografia, o correcto é "valores cristãos", eu escrevi sem perceber.

    ResponderEliminar