[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, novembro 03, 2009

Deliberação do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem

A presença de crucifixos nas salas de aula é "uma violação do direito dos pais de educar os seus filhos de acordo com as suas convicções" e "uma violação da liberdade religiosa dos estudantes". Esta foi a deliberação do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em Estrasburgo.
Pela primeira vez, numa decisão histórica, o tribunal decidiu sobre a presença de símbolos religiosos nas escolas. A decisão surge na sequência de uma queixa de um cidadão italiano que em 2002 pediu aos dirigentes do Instituto Público, onde o filho estudava, que fossem retirados os crucifixos. Perante a recusa, recorreu -também sem êxito- para os tribunais italianos. A decisão do tribunal de Estrasburgo ainda não foi comentada pelo Vaticano. O porta-voz , Federico Lombardi, afirma que o Vaticano só tomará uma decisão depois de analisar a sentença. 

Nota da Redacção -Ainda que tenha começado os meus estudos num colégio católico com todas as imposições que nos anos 50 se usavam e que, com sinceridade, não me fizeram qualquer dano; ainda que nos tempos de liceu vigorassem, a par com os crucifixos, os retratos de Salazar ou de Américo Tomás, sendo Portugal um país laico, com imensos católicos que, porém, não são praticantes, aliás fenómeno idêntico de Espanha e Itália; uma vez que a proliferação de religiões se deve tornar um tema consciente e legal numa Europa que, com a entrada da Turquia por exemplo, contará mais muçulmanos que de outras religiões, acho bem que cada um guarde para si as suas devoções dado que a democracia europeia lhe permite andar carregado de amuletos e jóias representativas.E não creio que o poder do Vaticano se possa impor à Liberdade e livre arbítrio da pessoa humana.Seria muito mau, sobretudo para a religião Católica romana!

Sem comentários:

Enviar um comentário