[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

carta do PApa Nicolau V ao Rei de Portugal, 1452

"...nós lhe outorgamos pelos presentes documentos, com a nossa autoridade apostólica, pela livre permissão de invadir, capturar e subjugar os sarracenos e pagãos e qualquer outro incrédulo ou inimigo de Cristo, onde quer que seja, como também reduzir essas pessoas à escravidão perpétua."

NOTA DA REDACÇÃO - AFINAL QUEM ERAM "OS INIMIGOS DE CRISTO"?

6 comentários:

  1. Simplesmente, vergonhoso, mas era o espírito da época... Às vezes revolta saber deste historial negro que enforma a Igreja Católica, mais humildade e sentido de fraternidade se pediria. Mas, que some sempre «70 vezes 7» o Espírito libertador do Evangelho de Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  2. uma vergonha isso tanto na epoca da escravidão como na epoca a 2ªguerra mundialonde a igreja se omitiu

    ResponderEliminar
  3. Olá, sou estudante de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e gostaria de fazer uma pergunta: O meu prof de Cultura Afro perguntou qual o papa que diz: que não existe pecado ao Sul do Equador.?
    Gostaria de saber se realmente algum papa falou isso??
    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Luiz Paulo, vou tentar saber mas terei de perguntar a quem estudou teologia. Depois porei aqui a resposta.

    ResponderEliminar
  5. Caro Luiz. Acabei de saber que o Chico Buarque referiu isso não sei se num livro ou entrevista mas, na história da Teologia nada consta. Veja, no dia de hoje (7Setº11) um texto sobre Santos da Roca.Talvez lhe interesse.Abraço

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso. Por mão de Portugal aqueles desgraçados muçulmanos tiveram passagem à verdadeira liberdade.

    É uma vergonhas que hoje se tenha caído na barbárie de nem se ver o benefício que esta bula traz aos que foram cativados e o bem que os portugueses fizeram tão heroicamente.

    ResponderEliminar