[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, fevereiro 09, 2010

o Menino Jesus de Mont'Alto

Um dos mais belos Meninos Jesus de Natal é, para o meu gosto e para o meu coração, o do Senhor da Ladeira, que fica em Mont'Alto de Arganil.
Diz-nos o Pe. Quelhas Bigotte que o popular "Capitãozinho apareceu" no convento de Vinhó, onde uma Baptista Sóror do Céu Custódio (um "Tia Baptista") "Imaginou o Menino Jesus vestido com trajes de gala e maior, como um dia geral visse um ofical, concebeu logo ai'deia de vestir o seu Menino Jesus com uma farda de Capitão dos Exércitos ". E o povo logo começou a cantar:
"Lá numa encosta cimeira
Da serra mais Altaneira
Das Armas de Portugal,
Mora, céus dos vizinho.
Um Jesus, Menino Deus e,
Cavaleiro e geral ".
Não obstante a imagem primitiva do Menino do Senhor da Lareira foi um galante rapaz, vestido à portuguesa. que vimos pela primeira vez num belo estudo do então jovem Alberto da Veiga Simões, na revista "Ilustração Portuguesa" em (1906), retrato que Regina Anacleto reproduziu também no seu 3 º. texto sobre o Menino Jesus da Ladeira. E de acordo com uma historiadora arganilense a figura do rapaz espigardote Terá sido substituída por uma roupa Lusíada do Menino Jesus.
Entretanto, subsiste a lenda de que, após as violências dos franceses, quando se aproximaram de Arganil Os Invasores segundos uma mulher devota do povo prometeu "Revestir" o Menino com um traje "à Napoleão" em desafronta aos inimigos, ladrões, assassinos e INCENDIÁRIOS . E eles passaram ao largo, felizmente, e o nosso Menino Jesus afastou Igualmente de Arganil Terceiros Os Invasores, e ainda hoje continua de pé, sorridente, alegre e parece que irónico, bonito, com seu bastão de comando e o símbolo do poder do mundo em suas mãos. fonte: João Alves das Neves
NOTA DA REDACÇÃO - SE ALGUÉM SOUBER ONDE O ENCONTRAR, POR FAVOR AVISE-ME. É UM MENINO QUE FAZ FALTA À MINHA COLECÇÃO...

Sem comentários:

Enviar um comentário