[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, outubro 14, 2009

ainda...Da Vinci


Foi descoberta impressão digital de Da Vinci numa tela em pergaminho, leiloada em 1998 como pertencendo a um pintor alemão do século XIX 
A impressão digital descoberta num canto de um quadro até agora atribuído a um artista alemão do século XIX parece confirmar que se trata de uma tela de Leonardo Da Vinci, informa a revista Antiques Trade Gazette.
O quadro, de 33 por 23 centímetros, foi vendido em 1998 num leilão em Nova Iorque por 19 mil dólares (cerca de 12 800 euros) mas, se a nova atribuição for verdadeira, poderá alcançar os 150 mil milhões de dólares (101 500 milhões euros), segundo os peritos.
A datação pelo método do Carbono-14 e as análises com raios infravermelhos da técnica do artista permitem chegar também a essa conclusão, mas o que parece determinante é esse fragmento de impressão digital captado por uma câmara multiespectral da empresa Lumière Technology. Segundo Peter Paul Biro, um perito forense em arte do Canadá, a impressão digital corresponde à ponta do dedo indicador e é "muito parecida" com a encontrada num São Jerónimo do pintor renascentista italiano que se conserva no Vaticano.
A obra em questão foi leiloada com o título Jovem de Perfil com Vestido do Renascimento, mas Martin Kemp (professor emérito de História de Arte da Universidade de Oxford) rebaptizou-a como La Bella Principessa. e crê que a tela representa o rosto de Bianca Sforza, filha de Bernardina de Corradis e Ludovico Sforza, duque de Milão, para o qual Da Vinci trabalhou durante vários anos.
Kemp acredita que o quadro terá sido realizado por volta de 1496, quando Bianca, então com 13 anos, casou com Galeazzo Sanseverino. A jovem viria a morrer três meses depois.
Segundo o jornal britânico The Guardian, as mesmas análises revelam paralelismos estilísticos entre este quadro e outras obras do mestre renascentista, nomeadamente com o Retrato de Uma Mulher de Perfil , exposto no palácio de Windsor em Inglaterra.
Outro dos indícios é o facto de esta obra ter sido realizada por um pintor esquerdino, tal como era Leonardo Da Vinci.
A roupa, o penteado e a própria forma de representar o rosto feminino também são idênticas àquelas que eram utilizadas no século XV.
Caso venha confirmar-se a autoria do pintor florentino este será,provavelmente, o único quadro que o artista realizou utilizando o pergaminho como suporte.
Leonardo Da Vinci (1452-1519) foi um dos expoentes máximos do renascimento italiano e é nome incontornável da arte e das ciências do mundo ocidental. Para além de pintor, escultor e arquitecto, Da Vinci foi também médico, engenheiro, matemático, inventor. Contemporâneo de artistas como Botticelli e Miguel Ângelo, a ele se devem obras fundamentais como Mona Lisa ou A Última Ceia.

Sem comentários:

Enviar um comentário