[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, outubro 30, 2009

Mosquitos são atraídos por odor humano

Os cientistas da Universidade da Califórnia descobriram a razão pela qual os mosquitos se alimentam de sangue humano: o odor natural libertado pelo homem e pelas aves é um poderoso factor de atracção. O cheiro tem uma forte presença de um um semiquímico denominado "nonanal", que é facilmente detectado pelos mosquitos. "As suas antenas são altamente desenvolvidas para detectar concentrações de nonanal", explicou o investigador Walter Leal.

Principais portadores do vírus do Nilo Ocidental, os mosquitos transmitem doenças aos seres humanos e a alguns animais. Desde 1999, o Center for Disease Control and Prevention registou 29 397 casos em seres humanos e 1147 mortes nos EUA.

O grupo de investigadores realizou uma colheita a partir de 16 pessoas, de diferentes grupos étnicos, testando centenas de compostos naturais emitidos por aves e seres humanos. "Conseguimos determinar a especificidade dos receptores olfactivos dos mosquitos face a compostos isolados", salientou o investigador Zain Syed. Durante a pesquisa, o grupo de cientistas conseguiu perceber que os mosquitos eram mais atraídos por armadilhas que continham nonanal. Também o dióxido de carbono funciona como factor de atracção. Quando o ser humano conjuga os dois elementos, transforma-se num apetecível isco para os mosquitos, explicam os investigadores, acrescentando que este trabalho pode representar um importante passo no combate à propagação de vírus.

in: jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário