[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, junho 11, 2009

7 maravilhas portuguesas em 3 continentes

Quase 240 mil votantes escolheram. As '7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo' estão na Ásia (Índia e Macau), em África (Marrocos e Cabo Verde) e na América do Sul (Ouro Preto e Baía, no Brasil).

As "7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo" foram ontem reveladas numa cerimónia em Portimão. Após uma votação em que participaram 239 418 pessoas, os monumentos escolhidos foram: a fortaleza de Diu (Índia), a fortaleza de Mazagão (Marrocos), a basílica do Bom Jesus de Goa (Índia), a Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde), a Igreja de São Paulo (Macau), o Convento de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto, Brasil) e o Convento de São Francisco da Ordem Terceira (São Salvador da Baía, Brasil).

Este evento significa "celebrar pedaços de Portugal espalhados pelo mundo, que são também património da Humanidade", disse ao DN o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, à entrada para a bancada protocolar do Pavilhão Arena. Foi por ali que passaram os convidados, entre sorrisos e poses para os fotógrafos. Bem disposto, António Vitorino considerou o evento "uma forma de celebrar um legado da História".

"Representa a impressão que os portugueses deixaram em vários continentes, mas é também uma forma de afirmarmos um compromisso com o futuro. Este é um património precioso que é preciso preservar e recuperar. E, portanto, ao fazermos esta escolha dos 7 monumentos mais representativos do património português, estamos também a incentivar o Estado, as empresas, a sociedade civil para que cuidem dele e o mantenham para o futuro", disse António Vitorino, salientando que o estado de conservação dos 27 monumentos sobre os quais incidiu a escolha "é muito diferenciado". "Há países, como o Brasil, onde esse património está muito bem cuidado. Há outros onde os monumentos exigem intervenção, em África ou na Índia", acrescentou o antigo comissário europeu, que garantiu conhecer dois terços das 27 maravilhas. Já o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, reconheceu que só conhece dois dos monumentos (Convento de São Francisco, no Recife, e Mosteiro de São Bento, de Olinda, Brasil).

No final do espectáculo - em que participaram artistas como Daniela Mercury, Maria João e Mário delgado, Rui Veloso e Tito Paris -, a New 7 Wonders Portugal divulgou a realização em breve das "7 Maravilhas Naturais de Portugal", cuja declaração oficial será em 2010, nos Açores.

José Manuel Oliveira - DN, hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário