[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, janeiro 14, 2010

RTP 2 exibe documentário - MARIA LOURDES PINTASSILGO


A RTP2 emite no dia 16, às 21.00, o documentário sobre a política Maria de Lourdes Pintasilgo, a única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra em Portugal, realizado por Graça Castanheira. A antestreia é no dia 13, às 21.00, no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian (entrada livre), instituição que apoiou a produção desta obra. O filme (de cerca de uma hora) faz parte de uma série de documentários sobre grandes figuras nacionais.
Maria de Lurdes Pintassilgo nasceu a 18 de Janeiro de 1930.
Formada em engenharia e com fortes ligações à religião católica, conquistou o seu lugar na história do nosso país, através da actividade política.
Depois de ter sido ministra dos Assuntos Sociais, em 1975, chefiou o V Governo Constitucional, em 1979, tornando-se a primeira mulher a exercer o cargo de primeira-ministra no nosso país, e única, até aos nossos dias.
Foi também a primeira portuguesa candidata à Presidência da República, em 1986, numas eleições muito especiais, onde esteve quase a passar à segunda volta...
Estes motivos são mais que suficientes para a considerar uma mulher especial, que conseguiu fazer história num "mundo" dominado pelos homens. E se olharmos um pouco mais para ela, descobrimos um grande exemplo de seriedade, simpatia e coerência.

Sem comentários:

Enviar um comentário