[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, abril 30, 2010

Fosso de fundição de sinos do século XVIII descoberto em Famalicão

Os arqueólogos da Câmara de Famalicão descobriram restos de uma actividade artesanal relacionada com a fundição de um sino de bronze, nomeadamente um fosso de fundição, datado da segunda metade do século XVIII, anunciou fonte autárquica.
O achado arqueológico, encontrado no local onde está a ser construído o novo Centro Social e Paroquial de Requião, junto à igreja de São Silvestre, foi descoberto depois de os serviços municipais terem sido chamados ao local, onde, numa primeira fase, surgiu um conjunto de muros, que suscitaram a hipótese da existência de um primitivo mosteiro, anexo à igreja.
"A forma como se direccionaram os trabalhos levou também à descoberta inesperada de um fosso de fun- dição de sinos", referiu Felisbela Leite, responsável pelos serviços de arqueologia da autarquia. De acordo com a responsável, "um fosso de fundição de sinos corresponde a uma técnica tradicional de fazer sinos, em que é realizada uma abertura no solo, estruturada interiormente, na qual era colocado um molde, que depois de preenchido por bronze, era fundido a altas temperaturas, dando origem a um sino".
Apesar da deterioração do local, os arqueólogos conseguiram obter dali várias informações. "Presume-se que a estrutura encontrada possa ser datada do século XVIII-XIX, coincidindo com as reformulações executadas na Igreja de São Silvestre", disse Felisbela Leite.(fonte: Publico.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário