[google6450332ca0b2b225.html

domingo, abril 25, 2010

Garajau-rosado com ninhos ameaçados


Está em curso no ilhéu do Feno, Açores, uma operação de erradicação de ratos e gaivotas, as principais ameaças para a espécie.
Um dos mais importantes locais de nidificação dos garajaus-rosados em Portugal, no ilhéu do Feno, na Terceira, Açores, encontra-se novamente ameaçado por roedores e gaivotas. Para preservar a área onde anualmente se instalam centenas de exemplares desta espécie em vias de extinção, está já a decorrer uma campanha de erradicação destas duas ameaças.
Os trabalhos para a eliminação dos ratos começaram esta semana, mas foram dificultados pelo mau tempo, que condicionou o acesso ao ilhéu.
Também o combate às gaivotas, que envolve a utilização de armas de fogo, está inviabilizado, uma vez que já se encontram no ilhéu cerca de 80 garajaus-rosados. Por esta razão, as acções estão limitadas à destruição dos ninhos e à recolha dos ovos das gaivotas, que são predadoras dos ovos e das crias de garajau-rosado.
Os esforços que estão a ser desenvolvidos reflectem a importância dos Açores para os garajaus-rosados, já que o arquipélago alberga metade da população total desta ave na Europa. No ano passado foi registada a nidificação de 1198 casais nos Açores, dos quais 35% na ilha das Flores. Os estudos realizados em 2009 revelaram ainda um regresso significativo desta ave ao Ilhéu do Feno, onde nidificaram 263 casais.
Também conhecido como andorinha-do-mar-rósea, o garajau-rosado deve o seu nome à tonalidade rosa no peito dos exemplares adultos, que pesam cerca de 120 gramas e têm uma envergadura de 80 centímetros. A espécie reproduz-se entre Abril e Julho e alimenta-se de pequenos peixes, como o agulhão, chicharro e peixe-agulha.fonte DN

Sem comentários:

Enviar um comentário