[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, abril 15, 2010

O NASCIMENTO DO AMOR

- Lenda Kaxinauá -Brasil

Há muito tempo...na época dos avós dos nossos avós
Numa aldeia Kaxinawá no ocidente da Amazônia brasileira
O primeiro homem e a primeira mulher ...olharam para o céu.
Olharam...olharam...olharam...e viram...o sol e viram...a lua
Olharam... olharam...olharam e perceberam...o sol e a lua entreolhavam-se.
O primeiro homem e a primeira mulher entreolharam-se...
Com curiosidade...
Era estranho o que tinham entre as pernas...
Olharam-se... olharam-se...olharam-se...
O homem perguntou à mulher... te cortaram?
Não... sempre fui assim,
Respondeu a mulher.Ali havia uma chaga aberta!
Então o homem convidou-a a sentar-se.
Não te preocupes
não te preocupes
não te preocupes
Eu te curarei... eu te curarei...
Não comas mandioca
não comas banana-da-terra
não comas nada que se abra ao amadurecer...
Eu te curarei...
O homem saiu, foi à floresta.
Retornou com umas raízes, uns galhos e uns cipós...
Preparou um unguento e passou no corpo da mulher.
Não te preocupes
não te preocupes
Eu te curarei.
Beijou-a. Saiu. Foi à floresta.
Retornou. Trouxe folhas, ervas e flores.
Preparou um chá e deu para mulher beber...
Repetia. Não te preocupes
            não te preocupes
            eu te curarei
Saiu. Foi à floresta.
Retornou eufórico, saltitando e gritando.
Encontrei! Encontrei!
Acabara de ver um macaco curando a macaca na copa de uma árvore...
Convidou-a para um abraço, dizendo: é assim, é assim...
Abraçou-a fortemente.
Dos corpos entrelaçados exalou um perfume de cipó,
galhos, raízes, folhas, ervas e flores...
Com tal fulgor
Que o sol e a lua
Envergonhados
Esconderam-se...formando o primeiro eclipse...
Mas, o homem e a mulher continuavam abraçados.
É assim... é assim...
Com tal fervor
Que até os deuses
Morreram de vergonha
Mas... o homem e a mulher continuaram.
É assim... é assim...
fonte:Foi desse jeito que eu ouvi dizer

1 comentário:

  1. José Ângelo Gonçalves de Paulos15 de abril de 2010 às 14:20

    Minha Amiga, que grande parábola. Eros, Filia, Agapé todos são deuses do nosso destino histórico-metafísico.

    ResponderEliminar