[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, abril 29, 2010

prima ballerina em forma aos 47 anos

Nina Ananiashvili é diretora artística da companhia State Ballet of Georgia, de Tbilisi, que tem ajudado a reerguer. Mas, com 47 anos, é também prima ballerina. Ainda em fevereiro deste ano, teve a seu cargo as interpretações a solo dos dois espetáculos apresentados pela companhia numa digressão pelo Japão. Nina está em forma e os críticos adoram-na; a sua idade não é barreira ao sucesso.
Antes do ballet, Nina dedicou-se à patinagem artística quando ainda era uma criança e a Geórgia pertencia à União Soviética. Foi em Moscovo que a sua carreira começou.
Em 1981, com apenas 18 anos, Nina partia em digressão mundial como solista nos espetáculos produzidos pela companhia moscovita Bolshoi. Não só era um privilégio profissional, como também cívico; nessa época, poucos eram os soviéticos que tinham permissão para sair do país.
"Recordo-me da primeira vez que estive em Paris. As luzes eram belíssimas. Mas isso entristeceu-me, porque sabia que o meu povo nunca teria a oportunidade de as ver", refere à CNN. "Nunca imaginei que, um dia, os nossos edifícios em Tbilisi viessem a ter as mesmas luzes".
Após a queda do regime soviético, Nina Ananiashvili levou o seu talento a outras companhias de ballet mundiais e, em 2009, celebrou o 16º aniversário da sua colaboração como Prima Ballerina com a nova-iorquina American Ballet Theater.(jornal i)

Sem comentários:

Enviar um comentário