[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, abril 21, 2010

Há cem anos a notícia da morte de Mark Twain não foi exagerada

Nos cem anos da morte do escritor, recordamos o que o une às personagens que criou
Este texto poderia começar com uma das dezenas de citações famosas de Mark Twain, o autor que considerava deixar de fumar "a coisa mais fácil do mundo": ele próprio o tinha feito uma porção de vezes. Mas houve coisas realmente importantes na sua história. Samuel Clemens, nome de baptismo, foi um dos mais importantes autores americanos do século XIX, que através do sarcasmo e da ironia, descreveu e criticou a sociedade americana, bem como toda a espécie humana. Não poupou governos, Igreja, políticos e riquezas acumuladas. Faz amanhã cem anos que Mark Twain morreu, quatro meses depois da sua filha mais nova. Tinha 74 anos e deixou mais de 30 livros publicados (entre eles "As Aventuras de Huckleberry Finn", de 1884), centenas de contos e ensaios.
 Um século depois, Tom Sawyer continua a fazer parte do imaginário de todos. O personagem, inspirado em três amigos de Mark Twain, vive aventuras reais (sempre descalço), assumidamente baseadas na vida do escritor. 
Twain vs Sawyer Twain tinha 12 anos quando abandonou a escola e decidiu tornar-se aprendiz numa gráfica. A escola não era, aliás, o seu lugar preferido, como deixa bem claro uma das suas famosas citações: "Nunca deixei que a escola atrapalhasse a minha educação." 
Da mesma forma, Tom Sawyer é um miúdo de 12 anos que considera a escola uma perda de tempo, não desperdiçando uma oportunidade de fazer gazeta. Mesmo que as consequências sejam castigos severos, dos quais, de alguma forma, ele consegue quase sempre escapar. 
Mississípi O rio é um dos elementos quase sempre presentes nas histórias de Twain. Tom Sawyer e Huckleberry Finn sobem e descem o rio de jangada, pescam nas margens e acreditam ser piratas a sério. 
O escritor, que cresceu na margem do rio não foi um pirata mas chegou a ser piloto de um barco no Mississípi A aventura, porém, durou pouco: com o estourar da Guerra Civil, em 1861, o tráfico fluvial foi interrompido naquela região dos EUA. 
Aventuras Clemens foi um homem destemido. Assim que a sua carreira de piloto deu para o torto, o escritor rumou ao Nevada, em busca de riqueza. Contagiado pela febre da prata, participou na corrida ao metal precioso e tornou-se garimpeiro. Falhou. No entanto, e pela primeira vez, teve contacto com várias tribos de nativos americanos, experiência que passaria, mais tarde, para o papel. Tom Sawyer e Huck Finn são sinónimos de aventura. 
A bíblia Se Tom Sawyer vendia aos amigos os bilhetes distribuídos na catequese, como prémio para quem sabia os versículos bíblicos de cor, Mark Twain não fica atrás no que se refere ao escárnio da religião. Tom Sawyer sofria horrores a tentar decorar passagens da Bíblia e estava convencido que David e Golias tinham sido dois discípulos de Jesus. Twain optou por escrever cartas aos anjos, encarnando um outro anjo caído em desgraça: Satanás. 
Em "Cartas da Terra", uma obra póstuma - conjunto de ficção, ensaios e notas do autor - Twain coloca Satanás a viver entre os homens, como um castigo imposto por Deus. A humanidade torna-se imediatamente objecto de estudo pelo tal do senhor das trevas: "O homem é uma curiosidade maravilhosa, no seu pior, é inqualificável, inimaginável. Apesar disso, intitula-se, de modo lisonjeiro e sincero, a "'mais nobre obra de Deus'". Nem Adão e Eva escapam ao sarcasmo de Twain, na obra "Os Diários de Adão e Eva".
A crítica Se o livro "As Aventuras de Tom Sawyer" é muito mais do que uma história infanto-juvenil, "As Aventuras de Huckleberry Finn" é das obras de Twain mais críticas da sociedade americana. 
Em "Tom Sawyer" o preconceito é retratado com Joe, o índio: o indiscutível mau da fita e alvo do ódio da cidade fictícia de São Petersburgo.  Em "Huckleberry Finn" - o pobre filho do bêbado da cidade - Mark Twain insurge-se contra a escravatura e denuncia o falhanço da reinserção dos afro-americanos na sociedade, no pós Guerra Civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário