[google6450332ca0b2b225.html

sábado, maio 22, 2010

ONU lança no dia 19 catálogo com mais de um milhão de espécies

Quantas espécies de animais e plantas existem no planeta é uma pergunta ainda sem resposta. A ONU quer ajudar a resolver este “mistério” e lançou dia 19 numa conferência sobre biodiversidade, no Quénia, aquela que diz ser a lista mais completa, com mais de 1,25 milhões de espécies.
Actualmente, as estimativas apontam para valores que variam entre os dois milhões e os cem milhões de espécies. Mas apenas estão descobertas para a ciência 1,9 milhões.
Agora, o Catálogo da Vida 2010, reconhecido pela Convenção para a Diversidade Biológica, assume-se como a lista mais completa de sempre, com 1,257,735 espécies de plantas, animais, fungos e microrganismos, com um total de 2,369.883 nomes que lhe estão associados.
Este é um trabalho coordenado por Frank Bisby, da Escola de Ciências Biológicas na Universidade britânica de Reading, e resulta do esforço de 82 organizações espalhadas por todo o mundo. “O programa do Catálogo da Vida é vital para construir o conhecimento da biodiversidade do planeta no futuro”, comentou Bisby, em comunicado. Além disso, a validação das espécies registadas “permite aos governos, agências e empresas melhorarem os seus modelos a fim de beneficiarem os recursos naturais”.
Helena Freitas, bióloga do Departamento de Ciências da Vida e directora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, explicou ao PÚBLICO que esta lista é “muito importante se pressupuser a jusante da sua constituição mecanismos de monitorização, avaliação periódica e recomendações de cariz político”. A responsável vê neste esforço de inventariação “mais um empurrão” para a criação de uma estrutura global reguladora.
O documento é acessível na Internet, de forma gratuita.  fonte PUBLICO

Sem comentários:

Enviar um comentário