[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, maio 20, 2010

Rainha das sanguessugas identificada no Peru

Uma espécie de sanguessuga foi identificada nas regiões tropicais do Peru. Trata-se de um parasita com "grandes dentes" e uma "predilecção por infestar as mucosas humanas", como as do nariz e que por isso mesmo coloca sérios riscos para a saúde, segundo uma equipa de investigadores peruanos e norte-americanos.
A nova espécie de sanguessuga, que a equipa baptizou como Tyrannobdella reina (o que significa sanguessuga tyranossaura rainha) tem entre 2,5 e seis centímetros de comprimento e uma única mandíbula com oito dentes, aos quais deve o nome.
A descoberta foi anunciada pelo Ministério da Saúde peruano, que cita os investigadores dizendo que "nenhuma outra espécie de sanguessuga conhecida tem tantos dentes numa mandíbula".
A nova espécie foi identificada através de casos de crianças peruanas afectadas pela sanguessuga. Um dos casos era o de um rapaz de seis anos, da província da Amazónia de San Martin, que tinha uma dentro do nariz. Outros dois casos foram também identificados. As crianças tinham por hábito banhar-se nos lagos locais e sofriam de dores de cabeça e do nariz e dificuldades respiratórias fonte DN

Sem comentários:

Enviar um comentário