[google6450332ca0b2b225.html

domingo, maio 23, 2010

Nozes ajudam a preservar o coração

Duas nozes por dia são suficientes para ajudar a tratar do colesterol. Nozes e pistachos são alimentos com capacidade para reduzir os níveis de triglicerídeos, elementos responsáveis pela formação de placas de gordura, e do LDL, o chamado mau colesterol. 
A boa notícia é que além de evitarem os grandes inimigos da boa saúde cardíaca, estes alimentos aumentam o HDL, considerado o colesterol positivo.
Estas conclusões são resultado de uma pesquisa conduzida pela Escola de Saúde Pública da Universida de Loma Lima, na Califórnia e foram divulgadas pelo sítio na Internet do jornal O Globo. O trabalho já publicado avaliou 25 estudos com testes clínicos desenvolvidos em sete cidades norte-americanas.
Os médicos envolvidos neste projecto analisaram pesquisas clínicas de 583 homens e mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e 86 anos, no período entre 1992 e 2007. Durante a pesquisa, os participantes aumentaram o consumo de nozes de zero para uma média de 67 gramas por dia. 
Os resultados demonstraram que os indivíduos que consumiram 67 gramas de nozes viram as suas taxas de triglicerídeos reduzidas em 10,2%. O LDL baixou uma média de 5,1 a 7,4%, nas pessoas com níveis mais elevados. Os participantes com níveis mais altos de colesterol também experimentaram uma redução positiva do colesterol total (de 7,45 a 9,6%).
Os maiores beneficiados foram os indivíduos que consumiram 20% das suas calorias diárias em nozes, o que equivale, numa dieta de duas mil calorias, a 400 calorias de nozes.
"As nozes são ricas em gorduras não saturadas, o principal ingrediente para baixar o colesterol", explica Joan Sabaté, responsável pelo projecto. "As nozes também são as fontes mais potentes de proteína entre as plantas, além de conterem fibras e fitoesteróides, que ajudam o colesterol a ser absorvido, conclui o investigador.fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário