[google6450332ca0b2b225.html

domingo, maio 02, 2010

Visitas do Espírito Santo mantêm tradição


A devoção ao Espírito Santo na Madeira é muito antiga, tendo a sua origem no início do povoamento, por meados de 1425. Os elementos que integram estas visitas, normalmente três homens com capas vermelhas e duas «saloias» efectuam visitas às diversas casas a da comunidade paroquial tendo como objectivo levar a cada família «a alegria de Cristo Ressuscitado» e recolher fundos que têm diversas finalidades como a ajuda aos pobres, ou para obras na igreja, entre outros.
As meninas que acompanham o grupo são denominadas de «saloias» vestidas de vermelho ou com o traje típico regional. Nalgumas localidades vão ornamentadas de ouro, e à chegada às casas visitadas entoam um cântico próprio cuja letra e música varia consoante a região. Transportam cestinhos com flores que também servem para recolher os doces e outras guloseimas que lhes são oferecidas. Há localidades em que o grupo é acompanhado por instrumentos musicais.
Estas visitas vão ter lugar nos domingos do Tempo Pascal, até ao Domingo de Ascensão.(fonte Ecclesia)

Nota da Redacção - Resta dizer que, noutros tempos, o pároco responsável acompanhava os irmãos, as saloias e as insígnias. Hoje são raros os que o fazem.É tradição também dar-se a oferta para a Igreja e para o Pároco, em envelopes separados. Em alguns dos casais e uma vez que o Pároco não acompanha, fica a oferta apenas para a Igreja. O vídeo aqui posto foi de hoje, em minha casa, eram 08h10...

Sem comentários:

Enviar um comentário