[google6450332ca0b2b225.html

domingo, abril 11, 2010

Santo Sudário exposto em catedral de Turim

fonte:DN, hoje
Um dos artefactos religiosos mais investigados, por causa das dúvidas que suscita, vai estar em exibição até 23 de Maio.
O pano de linho em que Cristo foi embrulhado depois da crucificação ou uma falsificação feita, quem sabe se por Leonardo da Vinci, durante a Idade Média? Fiéis e cépticos têm, a partir de ontem, a oportunidade de ver com os seus próprios olhos o Santo Sudário, um dos artefactos religiosos mais investigados de sempre. Está em exposição até 23 de Maio na Catedral de São João Baptista, em Turim.
Tem 4,36 metros de comprimento por 1,10 metros de largura e foi descoberto em meados do século XIV, no Colégio de Nossa Senhora, em Lirey (França). Na sua superfície surge desenhado um corpo e um rosto com as marcas da crucificação, como se de um negativo de uma fotografia se tratasse.
Para os fiéis, é a imagem de Cristo. Mas os cientistas sempre se interessaram pela sua autenticidade. Em 1988, apoiando-se numa datação por carbono 14, os historiadores estabeleceram que o pano de linho tinha sido fabricado entre 1260 e 1390. Há cinco anos, a revista francesa Science et Vie usou as técnicas da Idade Média para reproduzir o sudário, que alguns acreditam ser uma espécie de fotografia de Da Vinci.
A última vez que o Santo Sudário esteve exposto foi há dez anos, a pedido de João Paulo II. O Vaticano nunca se pronunciou sobre a sua autenticidade, mas Bento XVI será um dos mais de dois milhões de visitantes que são esperados em Turim, viajando até ao Norte de Itália a 2 de Maio.
Sobre a exposição do Santo Sudário, o Papa disse em Junho de 2008 que era "uma ocasião propícia para contemplar este rosto misterioso que fala silenciosamente ao coração dos homens, convidando-os a reconhecer o rosto de Deus".

Sem comentários:

Enviar um comentário