[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, maio 03, 2010

Dia mundial da Liberdade de Imprensa comemora-se hoje

A directora-geral da UNESCO pediu hoje, no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se faça um minuto de silêncio pelos jornalistas que morreram em trabalho. A liberdade de informação é o tema deste ano do dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
 "O direito de saber é fundamental para a defesa de outros direitos fundamentais, para promover a transparência, justiça e desenvolvimento", refere Irina Bokova, adiantando que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão "reforçam a democracia".
 Muitos jornalistas, adianta Irina Bokova, exercem a sua profissão num ambiente onde as restrições à informação são a norma, onde lidar com pressão ou intimidação está presente diariamente.
 "Convido todos a um minuto de silêncio para honrar os jornalistas que pagaram com a vida o nosso direito à informação", apela Irina Bokova na mensagem anual onde também exorta os governos, a sociedade civil e os meios de comunicação social do mundo a juntar esforços com a UNESCO na promoção da liberdade de informação no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário