[google6450332ca0b2b225.html

domingo, maio 09, 2010

9 de Maio, dia da Europa


Não sei se os ímpetos para assinalar este dia de hoje, serão os mesmos de há cinco ou dez anos.
Sinceramente, creio que não.
Os países mais fortes, como a Alemanha e a França, lideram e descarregam sobre os outros o efeito da crise mundial, na tentativa de manterem uma estabilidade política e a paz social.
Em contrapartida, os países médios como a Itália e a Espanha e os mais pequenos, suportam a crise. Veja-se o actual estado da Grécia e a contaminação que se prova, por exemplo, nas bolsas europeias.
O desemprego, o aumento forçado de emigração, o endividamento dos Estados, impossível de pagar mas exigível pelos grandes bancos: alemães, holandeses e até ingleses, a pobreza social, a baixa produção, a precária auto-estima aliadas ao desejo desenfreado de consumir, são as maiores pragas desta Europa.
A imposição do euro como moeda única, veio onerar o custo de vida dos pequenos países mas, por outro lado veio-nos trazer regras para a banca, impossibilitada de praticar taxas de juro livres.
Foi aplicada uma política neoliberal, absurda, brutal, corrupta. Formou-se um núcleo duro franco-alemão e o grupo dos "porcos", (PIGS) assim depreciativamente chamado pelas iniciais dos países Portugal, Itália, Grécia e Spain.
Escancarou-se, com o desemprego e a pobreza, a porta do racismo e da xenofobia. Ressurgem os ideais fascistas e nazistas.
A Europa atola-se, enquanto o binómio China/Índia (a Chíndia) emergem e vão dominando o comércio e a ciência.
Os países europeus começam a reaver o sentimento individual de nação.
Para onde irá esta Europa?

tukakubana

1 comentário:

  1. Interrogo-me muitas vezes não só sobre o "destino" da Europa, mas sobretudo para onde vai o mundo, global, injusto, desenfreado, estonteante...como um cavalo com o freio nos dentes, impossível de fazer parar. Só que os animais cansam e param. Quando será que mundo fica cansado desta corrida estúpida?! E pára para reflectir e perceber (pelo menos alguns poderosos) que ninguém cá fica...e que afinal custa tão pouco ajudar a construir um mundo melhor...
    Enfim, de vez em quando dá-me uma de romantismo...

    ResponderEliminar